Desde o mês de julho, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), através do Centro Superior de Formação e Aperfeiçoamento (CSFA), está qualificando os militares da corporação para atuarem com mais eficiência em Operações Florestais, com foco nas ações de prevenção e combate a incêndios em áreas de mata.
Ao todo, o CBMRN irá formar 160 agentes de combate a incêndio florestal, sendo 120 Bombeiros Militares, 24 Policiais Militares e 16 servidores públicos de órgãos ligados ao Meio Ambiente nos níveis: Federal, Estadual ou Municipal, por meio de oito turmas, sendo quatro na capital e quatro no interior (Caicó e Mossoró).
“O Estágio tem por objetivo oferecer aos alunos a oportunidade de se doutrinar nas ações de prevenção e combate a incêndio florestal, propiciando a todos os participantes a mesma linha de trabalho e nível de competência. O aluno que concluir com bom aproveitamento o EOF terá conhecimentos teóricos e práticos para a execução de atividades de prevenção e combate a incêndio florestal e suas variantes, de forma que receberá conhecimentos específicos no intuito de atuar na prevenção e conscientização dos crimes ambientais, além de atuar na fase de resposta e recuperação dos incêndios em área de mata.”, disse o Coronel Elizeu Dantas, Comandante Geral do CBMRN.
Realizado graças ao convênio nº 004/2011, firmado com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA/RN), o Estágio de Operações Florestais – EOF exige de seus alunos um bom condicionamento físico e técnico. Antes do Estágio, os candidatos interessados são submetidos a uma minuciosa avaliação médica.
Entre outros objetivos, o EOF visa preparar o aluno para reconhecer e atuar nas ações de prevenção e combate a incêndio florestal, dentro de sua competência, planejar ações de apoio e segurança; identificar áreas de risco e tomar medidas preventivas de proteção nas emergências dessa natureza; Promover a defesa permanente ao meio ambiente; Prevenir ou minimizar danos ao meio ambiente; Socorrer e assistir em situações necessárias os atores em operação; Atuar em operações de combate aos incêndios florestais de pequena e grande complexidade; Conhecer a legislação ambiental e Desenvolver técnicas operacionais de navegação em área de mata.
O Estágio de Operações Florestais – EOF conta com 48 horas/aula distribuídas em uma semana de curso. Entre as disciplinas aplicadas no curso estão: Legislação aplicada ao tema fogo, Sistemas de detecção: terrestre fixo móvel, via satélite e aéreo, Comportamento do Fogo em Incêndios Florestais, Equipamentos, Ferramentas e EPI, Sistemas de Comunicação, Combate Terrestre, Noções de Combate aéreo aos Incêndios Florestais, Noções sobre queima controlada, Organização da guarnição para o combate aos incêndios florestais, Reconhecimento da área e aplicação das principais instalações, conforme o Sistema de Comando de Incidentes, Noções de Primeiros Socorros aplicados aos Incêndios Florestais, Noções de Busca e Orientação no Campo, entre outras
A capacitação da próxima turma está prevista para ocorrer entre os dias 17 e 21 de setembro de 2012, em Natal.
Mais informações:
Ten Christiano Couceiro – 8129-3618 – Assessoria de Comunicação