Turma conclui CFS e 320 cabos são convocados para nova formação

A manhã desta sexta-feira (25) foi marcada por vitórias. Enquanto mais um grupo de policiais realizou formatura do Curso de Formação de Sargentos (CFS), o Comando...

A manhã desta sexta-feira (25) foi marcada por vitórias. Enquanto mais um grupo de policiais realizou formatura do Curso de Formação de Sargentos (CFS), o Comando anunciou a convocação de 320 cabos para o próximo CFS. O chamamento foi realizado no Boletim Geral da quinta-feira (24) e deve ser republicado nesta sexta-feira para ajustes.

“A convocação é uma iniciativa positiva do Comando Geral da PM, resultado da luta das associações. Reivindicamos também que seja estabelecido um calendário anual de cursos para atender a alta demanda de cabos que precisam do CFS, e estamos lutando também pela revogação do Decreto n° 27.404/2018, para que o Exame de Avaliação de Condicionamento Físico (EACF) seja classificatório e não eliminatório”, relata o presidente Eliabe sobre algumas das diversas demandas em pauta da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares (ASSPMBMRN).

O Curso de Formação de Sargentos (CFS) é previsto na Lei Complementar n° 515/2014 - Lei de Promoção de Praças, o qual tem sido cobrado o cumprimento por parte do presidente da ASSPMBMRN. Previsto como uma condição imprescindível para o policial militar ingressar no Quadro de Acesso referente às promoções de 3º Sargento, o CFS tem carga horária de 720 h/aulas, contemplando diversas disciplinas aplicadas à função policial militar, como tiro policial, gerenciamento de crises e abordagem policial.

A turma que participou da solenidade, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFAPM), leva o nome do Cabo Eliel da Silva Freitas (in memorian), falecido durante a realização do Curso de Formação de Sargentos por causas naturais. Com os 23 formados hoje, já são 283 cabos que concluem o CFS apenas este ano e estão aptos a galgarem a promoção à graduação superior. O subtenente Eliabe Marques foi o paraninfo da turma.

Outras Notícias